top of page

III COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
TEMA: MOVIMENTOS NO ENSINAR: TRABALHO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


Organização: Grupo de estudo e pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas
Linguagens.
Apoio: Colégio Estadual Professora Leonor Castellano.
Local:
- Matutino: Auditório do IFPR – Campus Avançado Barracão.
- Vespertino : Colégio Estadual Professora Leonor Castellano - Barracão – PR.


Data: 06 de Outubro de 2017.
O Grupo: o Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas Linguagens (GEPEECLi) tem como objetivo a reflexão e a investigação da educação em ciências
na perspectiva epistemológica através a linguagem e da comunicação. Neste sentido, o grupo de pesquisa tem a reunião de diferentes áreas do saber que se conectam e interligam  permitindo a reflexão interdisciplinar tangenciando com a inovação, com a tecnologia, com a  preparação dos discentes em diferentes níveis e modalidades de ensino e por fim, com o diálogo em relação a formação docente.
O Colóquio: a proposta do colóquio visa integrar a comunidade docente do município em um encontro de saberes e fazeres pedagógios. Através dos seminários e oficinas busca-se refletir sobre a prática docente, a escola e o ensino na rede pública. Os paradigmas do ensinar na contemporaneidade e o papel do trabalho docente como elementos norteadores do processo de ensino e aprendizagem. A construção e a manutenção do ambiente escolar através da gestão e dos servidores, bem como a convivência ética nas escolas. A escola como espaço de inclusão e acessibilidade. De maneira geral, o colóquio é um convite para a reflexão dos saberes necessários para a educação na modernidade.
Dinâmica do colóquio: a organização do colóquio está pautada em duas atividades: seminários  e oficinas. Na parte da manhã os docentes e demais servidores das escolas serão reunidos em um auditório – IFPR Campus Avançado Barracão – para um seminário com professores universitários. Nos seminários pretende-se mobilizar os educadores para os assuntos emergentes das escolas, bem como integrar o grupo. Após o seminário da tarde os educadores poderão optar por oficinas direcionadas. Essas oficinas tem o caráter prático-educativo, na qual pretende-se debater e trabalhar assuntos pertinentes ao cotidiano escolar. Cada oficina deverá contar com no mínimo 5 e no máximo 15 participantes, os quais devem realizar sua  inscrição no primeiro horário da manhã, na abertura do colóquio. No final da tarde será realizado um café para o encerramento, ao som dos alunos do projeto Saraula.

bottom of page